No passado dia 17, organizado pela Liga dos Amigos do Museu José Malhoa visitei o concelho de Resende e como gostei, aqui estou a partilhar convosco. Os caminhos não são grande coisa pois como fica junto ao Douro, são estreitos e com algumas curvas, mas as paisagens são tão belas que valem o sacrifício. Visitámos o Museu, onde fomos muito bem recebidos. Fica instalado numa antiga cadeia muito bem recuperada e no seu acervo tem uma exposição de arqueologia, etnografia e tambem de pintura.
Visitámos depois o restante concelho de grande beleza paisagística e também alguns monumentos. Entre eles, a igreja de Cárquere. Esta igreja faz parte do convento do mesmo nome que teria sido mandado construir por D. Egas Moniz. Segundo a lenda, D. Egas era aio de D .Henrique que teria nascido "tolhidinho" com enfermidade incurável. Então, Egas Moniz teria tido uma visão da Virgem que o mandou procurar uma imagem sua que estava enterrada naquele sítio. Numa cripta sobre cujo altar depôs o Infante que, por milagre, teria ficado bom e foi, depois, o nosso primeiro Rei.
Reconhecido, D. Egas Moniz teria mandado construir o bonito Convento.
Vale a pena visitar todo o concelho especialmente por altura das cerejeiras em flor. Agora os castanheiros com os seus ouriços também ajudavam a embelezar a paisagem.
Também tem boa gastonomia, vale bem um fim de semana.
1 comentário:
Muito bem Júlia! Ora aqui está um "Post" muito bem feito!
A Júlia faz-nos a sua crónica de um passeio que fez, ilustrando-o com estas belas fotos. Está mesmo muito bem!! Parabéns! Continue, por favor!
Enviar um comentário