sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Os lenços dos Namorados




A origem dos " lenços dos namorados" remota ao séc. xviinamorado.Quando chegava a idade de casar, a rapariga começava a bordar um lenço.Depois de bordado, o mesmo era entregue ao namorado ou "conversado",e, era em conformidade com a atitude deste, de o usar publicamente ou não,que se decidia o namoro. Se o rapaz aceitasse, teria de pôr o lenço ao pescoço com o nó virado para a frenteou na aba do chapéuCaso contrário devolveria o lenço á rapariga.Se por acaso, ele aceitasse mas,mais tarde o namoro acabasse,fazia chegar á ex. namorada, não só o lenço , comotodos os presentes trocados na fase do namoro.
Quando eram usados pelas suas "donas"no trajo domingueiro, estes eram colocados do lado direito da cintura, deixando pender... uma das pontas.
Eram inicialmente, bordados a ponto de cruz, e tendo por cores : o preto e o vermelho:com o decorrer dos tempos, foram introduzidos pontos mais fáceis... e alargado o leque... de cores.

1 comentário:

Maria Monteiro disse...

Obrigada Joaquina por este excelente "post"!!
Isto é uma mostra de que se deve dar o devido valor às tradições e não nos deixarmos influenciar por "festas" que não são nossas, deixando-nos "globalizar" até aos nossos pensamentos o que tem como consequência habitual o consumismo desenfreado e sem qualquer valor. Afinal, isto não é tão bonito?