terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Criação de um simples postal de Natal com o OpenOffice.org WRITER

Exercício final do 1º período lectivo

Objectivos:
- Formatação de página;
- Formatação de texto (caracteres);
- Formatação de parágrafo;
- Inserção e Formatação de imagem.



Pretende-se com este exercício fazer um simples postal de Natal que poderá ser enviado por e-mail ou mesmo imprimi-lo. Note-se que este é apenas um exemplo.

Primeiro escolhemos o formato da página. Vamos fazer o postal num tamanho A5 e orientação horizontal.

Assim, fazemos (com o programa Open Office.org WRITER aberto)
FORMATAR → Página → Página

Neste separador “Página” escolhemos o formato A5 e a orientação Horizontal.
Agora, podemos escrever na folha A5 a nossa dedicatória natalícia, sem espaços nem qualquer outro tipo de formatação.

Vamos, então, inserir uma imagem alusiva ao Natal que já temos de ter gravada previamente no nosso computador.

Para tal, fazemos
INSERIR → IMAGEM → Do Ficheiro

Abre-se, então, uma janela onde vamos procurar a imagem que queremos inserir no nosso postal. Em geral, surgem-nos todas as imagens em colunas e apenas com o seus nomes.

Para que possamos escolher a imagem que pretendemos, visualizando-a, clicamos, dentro dessa janela, no topo no lado direito num pequeno quadrado seguido de uma pequena seta (MENU VER, quando aproximamos o rato). Clicando neste pequeno quadrado, escolhemos a opção Miniaturas.

Agora, já é possível visualizar o conjunto de ficheiros de imagem que se encontram nessa pasta. Clicamos na imagem pretendida e, de seguida, clicamos em ABRIR.
A imagem insere-se imediatamente na nossa página.

A imagem fica então no nosso ficheiro mas empurrando o texto já existente para baixo, ou para cima, mas sempre para longe dela própria. É como se a imagem “repelisse” tudo o que se encontra à sua volta. Inclusive, cria mais do que uma página.

Então, vamos tratar de Formatar a nossa imagem.

Primeiro: - se a imagem for muito grande (maior do que a página A5) onde estamos a trabalha vamos ter de lhe REDUZIR O TAMANHO:
Para tal clicamos na imagem e verificamos se esta apresenta à sua volta uns pequenos quadrados verdes.
Agora, com a tecla SHIFT pressionada (utilizando por exemplo, o dedo indicador da mão esquerda), com a mão direita no rato, vamos clicar apenas num dos cantos da imagem (nunca nos meios!!!!! senão deforma-se a imagem) e vamos arrastar o cursor para dentro, observando um tracejado tanto na largura como na altura da imagem. Quando este tracejado tiver um tamanho “apropriado”, isto é, couber na página A5, largamos o rato e a tecla SHIFT. A imagem ficou, assim, num tamanho mais reduzido.

Segundo: - Vamos fazer com que a imagem suporte texto à sua volta.
Para isso, fazemos
FORMATAR → IMAGEM → TRANSLINEAÇÃO
Aqui, vamos escolher a opção PARALELO para a imagem e, em ESPAÇAMENTO, marcamos para os 4 lados da imagem, Esquerdo, Direito, Superior e Inferior, uma margem de 0,30 cm.
Este procedimento faz com que, primeiro, a volta da imagem se possa colocar o nosso texto e, ao mesmo tempo, criamos uma margem à volta da imagem (neste caso de 0,30cm) de modo a que nada se lhe encoste.


Verificamos que o texto que tínhamos escrito está, agora, ao lado da imagem que inserimos. Entretanto, a nossa imagem pode ser arrastada (clicando com o cursor no centro) para qualquer lado dentro da página.

Agora só temos de “embelezar” o nosso postal.

Assim, podemos, por exemplo, dar uma cor ou uma letra diferente ao nosso texto, fazer contornos (molduras) à volta da página, do parágrafo de texto e, ainda, à volta da imagem que escolhemos. Tudo isto, neste momento, depende do gosto pessoal.

Para cada uma destas opções temos sempre de seleccionar o “objecto” ao qual pretendemos aplicar as alterações. Assim, para mudar o texto temos de seleccioná-lo primeiro. Com o texto seleccionado (com uma “máscara” de cor preta), podemos escolher um tipo de letra mais adequada, por exemplo, mais redonda, que pode ser Arial, Tahoma ou Verdana. Note-se que se o postal é para ser visto no ecrã, a letra deve ser deste tipo e não demasiado elaborada senão não fica legível.

Podemos também aumentar um pouco o seu Tamanho (14, 16, 18,...dependendo da extensão do texto) e dar uma cor à letra (no “A” onde se abre uma grelha de cores depois de clicar) de modo a condizer com as cores da imagem que escolhemos.
Em relação ao alinhamento deste texto, também podemos escolher alinhamento à Esquerda ou ao Centro, se a imagem estiver do lado direito da página, por exemplo. Recorde-se que a imagem se pode colocar onde se quiser, dentro da página.

Falta-nos agora fazer umas “molduras” para que o nosso postal fique ainda mais bonito.
Assim, podemos, como se viu, fazer contornos:
- à página;
- ao parágrafo de texto;
- à imagem.


Nos 3 casos, faz-se
FORMATAR:
- PÁGINA;
- PARÁGRAFO;
-IMAGEM, um de cada vez.

No primeiro caso, FORMATAR → PÁGINA → CONTORNOS
Nos outros, FORMATAR → PARÁGRAFO → CONTORNOS
FORMATAR → IMAGEM→ CONTORNOS

Em cada um dos casos, temos uma janela onde se clica em Contornos. A ideia é fazer uma “moldura” aos 4 lados. Para isso, escolhemos o pequeno quadrado que nos indica essa opção. Escolhemos, a seguir, o Estilo da linha que pode ser simples ou dupla e de várias espessuras, clicando no estilo de linha pretendido. Além disto, ainda se pode escolher a Cor destas linhas, numa pequena janela abaixo do estilo de linha, clicando na cor pretendida (em geral, de acordo com as cores da imagem e/ou da letra do texto).

A seguir, e ainda na mesma janela, podemos escolher uma sombra para a nossa moldura ter um efeito tridimensional. Escolhemos assim um tipo de sombra num dos pequenos quadrados na parte inferior desta janela. Note-se que existem 4 tipos de sombra segundo a orientação da luz incidente. Devemos usar sempre o mesmo tipo de sombra tanto na página, como no parágrafo como na imagem e, de preferência na cor cinzenta.

O nosso postal está, finalmente, feito e personalizado. Os nossos amigos e família vão admirar o nosso trabalho pois valeu bem a pena!!!!!

Falta-nos, contudo, gravar tudo o que fizemos.

Clicamos em FICHEIRO → GUARDAR COMO →
e GUARDAMOS NUMA PASTA COM UM NOME QUE MAIS TARDE SEJA FÁCIL DE IDENTIFICAR.

Este ficheiro asim gravado fica com a extensão natural deste programa (Open Office.org WRITER), ou seja, *odt.

Exemplo: Repare-se nos contornos à página, ao parágrafo e à imagem.
Note-se que este é apenas um exemplo muito simples do que se pode fazer com um processador de texto como é o caso do Open Office.org WRITER.


Sem comentários: