terça-feira, 5 de maio de 2009

O Pensamento em Movimento


Maio de 1968
Policiais e estudantes confrontavam no centro da cidade, no dia 8 de maio 345 policiais ficaram feridos, no dia 9 dez mil estudantes voltaram as ruas de Paris, ocupando o centro da cidade. Uma enorme bandeira foi colocada no Arco do Triunfo, a policia parisiense recebeu reforços das cidades vizinhas para enfrentar as manifestações.

Estudantes enfrentam a policia

Os choques entre estudantes e policiais duravam ate a madrugada, muitos professores e assistentes universitários, saiam as ruas para empunhar bandeiras vermelhas, e cantar o Internacional. Eles apoiavam os jovens nas suas manifestações.

Crise Internacional

Com a crise estudantil de maio de 68 a economia financeira começou a apresentar sinas de esgotamento, onde deu inicio a crise externa. Esta revolução foi uma das responsáveis pela crise de 68. O comercio sofreu uma redução do crescimento somente no final da década de 70 a situação começou a ser contornada.

Manifestações

As manifestações de maio de 1968 começaram porque estudantes descontentes com a disciplina rígida, os currículos escolares e a estrutura acadêmica conservadora, saíram as rus para protestar seus direitos. Foi um período marcado por manifestações estudantis ocorrida em Paris, na França, que termina em confrontos, entre jovens e policias, durante todo o mês. Iniciada por estudantes, conta com o apoio de trabalhadores e espalha-se, por outros paises. Entre os lideres estudantis destaca-se Daniel Cohn-Bendit e Tiennot Grunbach. Os policias jogavam bombas de gás lacrimogêneo e os estudantes respondiam com pedras.

posted by Ana Blauth | 2:20 PM

0 Comments:
Post a Comment

<< Home

Sem comentários: