sábado, 6 de dezembro de 2008

SEGURA NA QUADRA DE NATAL

Na noite de Natal é uso, muito antigo em Segura, queimar no adro da Igreja o maior madeiro da aldeia em honra do Menino Jesus. São ainda vestígios das antigas festas pagãs.

Os rapazes solteiros que nesse ano foram às sortes (inspecção militar), encarregam-se do corte e transporte para o largo da Igreja. Reúnem-se todos no dia 8 de Dezembro, véspera da Imaculada Conceição, para distribuírem, entre si, as várias tarefas: um grupo é incumbido de pedir a árvore que vai ser cortada, outro vai pedir motosserras, machados e serrotes, outro vai pedir os tractores e atrelados onde o madeiro e restante lenha vai ser transportada.

O corte, carrego e transporte é feito durante a noite, para que, ao amanhecer, cheguem à entrada da povoação e estacionem junto ao poço do Arrabalde .

Até ao dia 24, o rapazio encarrega-se de cobrir o madeiro com a rama de oliveira que vai buscar aos chãos, resultante da poda das árvores que se faz nessa época.

Chegado a noite de 24, deitam fogo ao madeiro, tornando-se curioso o espectáculo em volta da enorme fogueira. Toda a noite o madeiro tem sempre companhia.

1 comentário:

Maria Monteiro disse...

Mas que lindo post!!!! Muito bem, Joaquim! Adoro estas tradições e ficar a conhecê-las. Ainda bem que escreveu aqui esta tradição da sua terra, Segura. Para quem não sabe, fica em zona raiana, no concelho de Idanha-a-Nova , Distrito de Castelo Branco, Beira Baixa.
Os meus parabéns!!!