05 Nov 2008 07:57 AM CST
Os municípios de Tomar, Batalha, Alcobaça e Lisboa entregaram uma candidatura a fundos comunitários com o objectivo de levar mais visitantes aos seus monumentos Património da Humanidade, disse o autarca tomarense.
O objectivo é criar uma rota pelo património classificado pela UNESCO que envolva os mosteiros dos Jerónimos, Batalha, Alcobaça e o Convento de Cristo.
O presidente da Câmara Municipal de Tomar, Côrvelo de Sousa, disse que a candidatura, no valor de dez milhões de euros, visa melhorar o espaço em volta dos monumentos e promover uma gestão em rede que permita levar a que quem visita um dos mosteiros seja cativado a visitar os outros, bem como a que os operadores turísticos incluam os quatro municípios nas suas rotas.
Para o autarca, os monumentos de Tomar, Batalha e Alcobaça, geograficamente próximos, podem beneficiar do grande afluxo de turistas que visitam os Jerónimos, em Lisboa, bem como dos milhares de peregrinos que se deslocam a Fátima, pelo que também aí haverá divulgação.
A candidatura à medida “Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação”, do QREN, “está para análise”, afirmou Côrvelo de Sousa, salientando a importância da conclusão do Itinerário Complementar 9 (IC9) na ligação entre as três cidades, “próximas mas afastadas em termos de tempo” devido aos actuais acessos, e entre estas e Lisboa, através da A1.
Além do arranjo exterior dos monumentos, os municípios envolvidos propõem-se realizar actividades conjuntas e acções de promoção e divulgação, disse, sublinhando que “é um Mundo grande a desbravar”.
Sem comentários:
Enviar um comentário