A forma de nos exprimirmos através da escrita, obviamente que não deve ter regras que nos limitem a inspiração. Mas há sempre uma forma, seja lá ela qual for de fazermos chegar aos nossos leitores aquilo que pretendemos dizer-lhes. Isto é, normalmente. Também há quem não se importe absolutamente nada com isso e escreve completamente ao "sabor da pena".
Ora, na WEB têm sido estudadas as formas como os utilizadores reagem a um determinado site, a respectiva navegação, o seu conteúdo, etc.
Os "estudiosos" destas matérias têm publicado inúmeros resultados das suas conclusões que, diga-se, estão e estarão sempre a evoluir para um caminho que nenhum de nós hoje ainda conhece ou, pelo menos, suspeita.
Assim, não vale a pena "inventar a pólvora" quando esta já foi inventada e posta em prática, obtendo sempre os melhores resultados possíveis.
Se me permitem, deixo aqui estas simples dicas para se escrever o melhor possível na web. Se alguém já descobriu isto, se calhar talvez seja melhor ter em conta do "reinventar". ;-)
Felizmente, os meus caríssimos alunos aprenderam isto rapidamente mas, para quem nunca ouviu falar aqui vai:
Fontes mais adequadas para ler online: Arial, Verdana, Tahoma
O utilizador na web:
- lê na diagonal;
- olha primeiro para os títulos e subtítulos;
- procura links e palavras específicas;
- salta de um lado para o outro, sobe e desce na página e clica, nunca muito longe do botão Back do browser → Impaciência.
A escrita para a web tem de ser tão breve quanto possível:
- cortar palavras
- texto conciso
- escrever para o leitor e não para nós próprios
- Cuidado com os adjectivos e advérbios
usar Títulos sugestivos e destacados
- títulos curtos e directos
- evitar páginas confusas
- utilizar linguagem forte
- usar subtítulos
- parágrafos
- frases simples
- fazer o papel de editor:
- - a informação:
- - está clara?
- - existe uma forma mais simples de dizer o mesmo?
- - existe uma forma mais curta de dizer o mesmo?
- - será necessária?
* Adaptado de: in MCGOVERN, Gerry, NORTON, Rob, O'DOWD, Catherine, Como escrever para a web, 1ª Ed. Centro Atlântico, Abril de 2002, 104 pp.
Já sabem que qualquer dúvida que tenham, estão à vontade para me escreverem a perguntar. Eu, talvez, saiba responder. Obrigada a todos!!
Sem comentários:
Enviar um comentário