terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Máscaras de Carnaval

Não há carnaval sem máscaras visto que nesta quadra do ano as pessoas gostam de passar por figuras diferentes e dar largas à sua euforia.
Com as máscaras nos transformamos noutras pessoas, adquirimos uma nova personalidade, apta a enfrentar qualquer realidade.
As máscaras existem desde as épocas mais remotas da história da humanidade. Usar uma máscara, portanto, significa deixar de lado uma personalidade quotidiana para assumir as qualidades do ser que ela representa. O mais antigo registo de uso de máscara que se tem notícia foi deixado nas paredes da caverna de Lascaux, na França.

No nosso país há uma tradição única no mundo que é o Careto.


O careto é um homem mascarado. Usa uma máscara com um nariz saliente feita de couro, latão ou madeira pintada com cores vivas de amarelo, vermelho ou preto . Uma outra versão , a máscara de madeira de amieiro decorada com chifres e outros apetrechos é usada em Lazarim.
O careto usa fatos ás riscas,com capuz, de cores garridas, feitos de colchas com franjas compridas de lã vermelha, verde e amarela. Carrega bandoleiras com campainhas e enfiadas de chocalhos à cintura. Da sua indumentária faz também parte um pau ou caçete.
A festa dos caretos faz parte de uma tradição milenar que é celebrada em Portugal no entrudo. Em Trás-os-Montes é celebrado em Podence e Ousilhão, e na Beira Alta em Lazarim.



Sem comentários: