terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O Carnaval e as suas origens

A ORIGEM DO CARNAVAL
Acredita-se que o carnaval tenha origem em festivais primitivos que reverenciavam o renascimento da natureza e em festivais pagãos em homenagem ao deus saturno, na roma antiga. Nos paises catolicos, a festa passou a ser identificada como um intervalo de relativa liberdade antes do periodo da quaresma, marcado por orações e abstinencia de carne - o termo teria derivado da expressao em latim carnelevarium (se abster de carne).
O carnaval, para surpresa de muitos, é um feómeno social anterior à era cristã. Assim como atualmente ela é uma tradição em vários países, na antiguidade, o carnaval também foi praticado por várias civilizações. No Egito, na Grécia e em Roma, pessoas de diversas classes sociais se reuniam em praça pública com máscaras e enfeites para desfilarem, beberem vinho, dançarem, cantarem e se entregarem as mais diversas libertinagens.
A diferença entre o carnaval da antiguidade para o de hoje é que, no primeiro, as pessoas participavam das festas mais conscientes de que estavam adorando aos deuses. O carnaval era uma prática religiosa ligada à fertilidade do solo. Era uma espécie de culto agrário em que os foliões comemoravam a boa colheita, o retorno da primavera e a benevolência dos deuses. No Egito, os rituais eram oferecidos ao deus Osíris, por ocasião do recuo das águas do rio Nilo. Na Grécia, Dionísio, deus do vinho e da loucura, era o centro de todas as homenagens, ao lado de Momo, deus da zombaria. Em Roma, várias entidades mitológicas eram adoradas, desde Júpiter, deus da urgia, até Saturno e Baco.
Com a supremacia do cristianismo a partir do século IV de nossa era, várias tradições pagãs foram combatidas. No entanto, a adesão em massa de não-convertidos ao cristianismo, dificultou a repressão completa. O carnaval acabou sendo permitido, o que serviu como "válvula de escape" diante das exigências impostas aos medievos no período da Quaresma.
Quando os gregos foram conquistados pelos romanos a festa se espalhou por todo o Império. Nem o senado e nem os imperiadores conseguiram controlá-la. Mesmo com a cristianização do Império Romano, não houve sucesso em proibir as comemorações. Então um papa teve a brilhante idéia de enquadrar essa festa dentro do calendário romano. Ele percebeu que proibindo apenas algumas coisas e permitindo outras era muito mais fácil de controlar o carnaval. Por isso que a festa acontece antes da quaresma (antes do início do calendário católico).
Na Idade Média, o carnaval passou a ser chamado de "Festa dos Loucos", pois o folião perdia completamente sua identidade cristã e se apegava aos costumes pagãos. Na "Festa dos Loucos", tudo passava a ser permitido, todos os constrangimentos sociais e religiosos eram abolidos. Disfarçados com fantasias que preservavam o anonimato, os "cristãos não-convertidos" se entregavam a várias licenciosidades, que eram, geralmente, associadas à veneração aos deuses pagãos.
Hoje em dia pod-se ver o carnaval da Alemanha, da Itália, da França, dos EUA, do Perú, da Colômbia, da Bolívia, do Brasil etc. É a maior festa popular do mundo ocidental.

1 comentário:

Maria Monteiro disse...

Olá!!! Qual é a fonte de onde retirou esta informação? aiaiai...esqueceu-se de indicar... ;-))