quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Blogues incentivam na produção de textos dos alunos

"Segundo o estudo, uso de blogues em sala de aula incentiva a produção de textos e exercita a capacidade de argumentação dos alunos.

O uso em sala de aula de blogues pode incentivar a produção de textos e contribui para exercitar nos estudantes o poder de argumentação, além de fazer com que os alunos leiam mais. Essa é a principal conclusão da dissertação de mestrado da pesquisadora Cláudia Rodrigues, apresentada no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil.

A pesquisa teve o objectivo de estudar a viabilidade dos blogues nas aulas de língua portuguesa e no ambiente escolar. Segundo Cláudia, o estudo ressaltou a necessidade de os professores explorarem novas alternativas de produção de textos com os alunos. A pesquisa foi orientada pela professora Denise Bértoli Braga, do Departamento de Linguística Aplicada do IEL, envolveu a produção de 20 blogues por cerca de 240 alunos.

Segundo ela, os blogues colocaram os alunos em contacto com diversas opiniões, incluindo professores de outras disciplinas, que foram ouvidos como fontes dos textos publicados nos blogues. “O interesse pela leitura e escrita aumentou”, observou Cláudia. “A maior parte dos estudantes buscou ainda outras fontes de informação além do professor.”

A pesquisa sugere que os blogues podem ser utilizados pelos professores de diferentes formas. “Os blogues podem optimizar o trabalho do professor por ser um espaço para a argumentação, a leitura, o questionamento e a crítica”, disse. Além disso, a ferramenta incentiva a participação colectiva - o que é bastante valioso dentro da sala de aula."

Fonte: IDG Now! e Agência Fapesp

Postado por Wilton Paulo da Silva em http://www.gotchait.com/

Sem comentários: