sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

PINTURAS CANTADAS




Imagem da Exposição Pinturas Cantadas
Exposição Pinturas Cantadas
PINTURAS CANTADAS
Arte e performance das mulheres de Naya


A exposição Pinturas cantadas: arte e performance das mulheres de Naya, mostra as obras realizadas pelas mulheres das comunidades Patua do Estado de Bengala na Índia que cantam as histórias que pintam em extensas tiras de papel. Os temas tanto retomam o reportório das tradições orais da comunidade como falam de mudanças sociais e políticas e acontecimentos que marcam a vida da aldeia, do país ou do mundo.

Apresentação do catálogo
Joaquim Pais de Brito
Director do Museu Nacional de Etnologia

As exposições nascem muitas vezes por acaso. Assim foi com as Pinturas cantadas que este catálogo dá a conhecer. No seu começo está o encontro com Lina Fruzzetti e Ákos Östör que, numa visita a Portugal em Maio de 2006 para apresentar o filme com o mesmo nome, traziam com eles algumas das pinturas feitas pelas mulheres de Naya, aldeia do Estado de Bengala por eles estudada ao longo de muitos anos.

Abrir aqueles rolos foi para nós uma revelação e um encantamento. São pinturas em folhas de papel justapostas, coladas em tecido, muitas vezes reaproveitadas de outros usos, que as torna mais flexíveis e resistentes à sua continuada manipulação. Ali se encontram representados os mais variados temas, uns retomados da tradição oral, onde divindades e personagens de toda a índole são protagonistas de histórias inúmeras vezes repetidas, outros abordam assuntos da mais próxima actualidade. Pode tratar-se da narração de acontecimentos de grande ressonância mediática e planetária, como o ataque ao World Trade Center de Nova Iorque em 11 de Setembro de 2001, ou o tsunami de Dezembro de 2004. Mas podem também ter o alcance de uma campanha informativa e cívica, como ocorre com a luta contra a Sida ou contra a discriminação de género, que no infanticídio de bebés do sexo feminino encontra uma das suas mais radicais e violentas manifestações.

Como se percebe pelo texto de introdução e pelas biografias destas mulheres, estamos perante uma forma de expressão e prática cultural de grande profundidade temporal, antes desempenhada por homens, mas que as mulheres foram aprendendo e utilizando como instrumento da sua afirmação e promoção económica. Para tal, tiveram de conjugar a competência técnica do desenho e da pintura com a capacidade performativa da narrativa que se consubstancia nas canções que dão corpo à pintura.

Através do simples contacto com os rolos pintados percebem-se estilos pessoais, variações de linguagem e a profusa diversidade dos temas. Mas é o filme que há um ano teve a sua estreia europeia em Lisboa, e que agora faz parte integrante da exposição, que nos permite mergulhar num universo expressivo, tecido pelas relações sociais que revelam os quotidianos de uma aldeia e dos seus habitantes, as inquietações, as dificuldades, a capacidade de construção do futuro e de se projectar nele enquanto parte de um mundo mais vasto. E é também com o filme que ouvimos o canto das pinturas pelas vozes destas mulheres, que com entusiasmo viveram a preparação desta exposição em frequente contacto com os investigadores que a tornaram possível, e que não pudemos ter connosco para com o seu canto ouvir a sua pintura, como chegou a estar programado.

Museu Nacional de Etnologia
Avenida Ilha da Madeira
1400-203 Lisboa

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